segunda-feira, 15 de junho de 2009

Jovem dalit morre na Índia após ser rejeitado em hospital

O indiano Anil Kumar, 18, morreu nesta segunda-feira depois de ser recusado em um hospital público por pertencer à casta dalit, ou "intocável", excluída do sistema social hindu, informou a polícia.

De acordo com a agência indiana de notícias Ians, o jovem foi transportado para um hospital do distrito de Hamirpur, na região de Uttar, no norte do país, depois de levar um forte choque e sofrer queimaduras. No hospital, os médicos obrigaram a família a retirar o jovem, alegando que o centro hospitalar não "tratava pacientes de castas baixas".

Esse Oriente tão distante de nós é realmente muito estranho. Aos olhos de um mero ocidental, é estranho mesmo. Se alguém me contasse esse acontecimento, eu relutaria em acreditar. É inconcebível que um cidadão de um país seja rejeitado em um hospital e acabe morrendo. Isso transgride o âmbito das organizações sociais e agride parâmetros éticos da vivência em comunidade. Falta compaixão. Falta sentimento humano.

Enquanto a gente fica sentado assistindo a novela nossa de cada dia, tem gente na Índia morrendo por terem médicos que se recusam a fazer o seu trabalho. A sociedade de castas é um tema muito delicado, embora tenha servido de pano de fundo para os romances mirabolantes das novelinhas da Globo.

Com tanta repercussão e notabilidade nacional e internacional, abordar temas polêmicos como esse e não elaborar um trabalho educativo é burrice. Desperdiça-se a chance de prender a atenção do telespectador com algo realmente produtivo, que diz respeito às diferentes realidades do mundo em que vivemos.

Infelizmente, a alienação é mais lucrativa. Afinal, quem se importa com um bando de lixeiros do outro lado do mundo?

2 comentários:

  1. "Afinal, quem se importa com um bando de lixeiro lá do outro lado do mundo?"

    Se pouco se importam com o que está na calçada de sua residência, pq iriam se importar com o que está do outro lado do mundo?

    ResponderExcluir
  2. Confesso que sou mais um dos que não se importam com um bando de lixeiro do outro lado do mundo. Reconheço o egoísmo inerente à nossa espécie.

    Não sejamos hipócritas.

    ResponderExcluir